top of page

Rita Laranjinha

Diretora Geral para África no Serviço Europeu de Ação Externa

Rita Laranjinha é a Diretora Geral para África no Serviço Europeu de Ação Externa. Anteriormente, foi Embaixadora de Portugal na Dinamarca e na Lituânia e serviu como Chefe de Gabinete e Diretora Adjunta para a Política Externa no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.


Enquanto Embaixadora de Portugal na Dinamarca entre Setembro de 2018 e Dezembro de 2020, foi a principal impulsionadora da criação da Associação de Profissionais Graduados e Investigadores Portugueses nos Países Nórdicos, a SPOT Nordic, tendo lançado o convite àquela que viria a ser a primeira presidente da SPOT Nordic e fundadora da Associação, Joana Lobo Vicente.


Rita Laranjinha licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade de Lisboa e obteve uma licenciatura em Estudos Europeus - Ciência Política e Administração pelo Colégio da Europa em Brugge. Após completar a sua formação, foi admitida na Carreira Diplomática no Ministério dos Negócios Estrangeiros Português. Esteve na Embaixada de Portugal em Madrid, serviu como Conselheira do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e mais tarde como Conselheira do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Assumiu ainda as funções de Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros e como Chefe do Departamento para as Organizações Multilaterais na Direção-geral de Política Externa.


Antes de se tornar Embaixadora de Portugal na Dinamarca e Lituânia, foi Chefe de Missão Adjunta na Embaixada de Portugal em Luanda, Angola, e Diretora-geral Adjunta para a Política Externa, com responsabilidade pelas relações com África e as Américas.


A sua relação com os países nórdicos iniciou-se em 2018 enquanto Embaixadora de Portugal na Dinamarca e simultaneamente como Embaixadora na Lituânia (não residente).


Desde Dezembro de 2020, Rita Laranjinha tem desempenhado o cargo de Diretora Executivo para África no Serviço Europeu para a Acção Externa (SEAE). Nesta função, é responsável pelo desenvolvimento e implementação da política externa da UE em relação a África.

Rita Laranjinha
  • LinkedIn
  • Twitter
“Não existe uma solução que possa ser aplicada a todas as circunstâncias, devemos procurar sempre as melhores formas de enfrentar os vários desafios que se colocam.”
Related News
No posts published in this language yet
Once posts are published, you’ll see them here.

©2025 by Spot Nordic

bottom of page