top of page

Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana

Atualizado: 9 de set. de 2023


Crónica do Investigador | A Joana Lobo Vicente, atual coordenadora do Conselho Científico da SPOT Nordic, é especialista em Químicos e Saúde Ambiental na Agência Europeia do Ambiente em Copenhaga e foi responsável por liderar a publicação científica de apoio a políticas públicas para a Estratégia de Sustentabilidade de Produtos Químicos e para o Plano de Ação Poluição Zero.



A Iniciativa Europeia de Biomonitorização Humana (HBM4EU) teve como objetivo principal estabelecer uma ponte entre a ciência e a política, através da consulta de responsáveis políticos e cientistas nacionais e internacionais, e de produzir resultados que mostrassem qual a exposição real dos residentes a produtos químicos e os potenciais riscos para a saúde. Foi também investigada a perspetiva dos residentes em relação à exposição e ao risco químico.


A investigação desenvolvida neste projeto de 5 anos e meio, foi planeada para responder a questões específicas de política a curto e longo prazo, a níveis nacionais e europeus, e os seus resultados foram utilizados diretamente para apoiar a ação regulatória em relação a produtos químicos.


Foi estabelecida uma estratégia para priorizar produtos químicos para análise em matrizes humanas, tendo sido escolhidas um total de 18 substâncias/grupos de substâncias para investigação ao longo da duração do projeto. O projeto HBM4EU produziu novos resultados sobre os níveis de exposição humana, desenvolveu valores de referência para essa mesma exposição, investigou determinantes de exposição e derivou valores de orientação baseados na saúde para essas substâncias. Além disso, o HBM4EU promoveu o uso de dados de biomonitorização humana na avaliação do risco químico e desenvolveu ferramentas e métodos inovadores para ligar produtos químicos a possíveis impactos na saúde, como biomarcadores de efeito.


O HBM4EU também avançou a compreensão dos efeitos da exposição combinada a produtos químicos e nos métodos para identificar produtos químicos emergentes. Com o objetivo de apoiar a implementação de políticas, foram organizados workshops entre cientistas e responsáveis políticos, que proporcionaram oportunidades para reflexão e diálogo conjuntos sobre os resultados da investigação. Foram também desenvolvidos indicadores para avaliar os padrões temporais e espaciais de exposição da população europeia.


Os resultados de alguns indicadores de exposição química, nomeadamente PFAS, ftalatos e bisfenóis, encontram-se disponíveis online:

Vicente et al. 2023. HBM4EU results support the Chemicals’ Strategy for Sustainability and the Zero-Pollution Action Plan. Int. J. Hyg. Environ. Health 248, 114111. https://doi.org/10.1016/j.ijheh.2023.114111


Um quadro de monitorização sustentável de biomonitorização humana, que produzisse dados comparáveis e com garantia de qualidade, permitiria a avaliação de tendências temporais, a exploração de tendências espaciais e a avaliação da influência das condições socioeconómicas na exposição química. Portanto, tal quadro deve ser incluído na Estratégia Europeia de Produtos Químicos para a Sustentabilidade e os dados recolhidos apoiariam o Plano de Ação Zero Poluição, ambos parte do Pacto Ecológico Europeu.


Commenti


bottom of page