A SPOT Nordic, com o propósito de reconhecer indivíduos que tenham alcançado resultados notáveis na sua atividade profissional enquanto residentes nos países nórdicos, prevê nos seus Estatutos a atribuição do estatuto de Membro Honorário a pessoas de reconhecido mérito que contribuam significativamente para a promoção e reconhecimento da qualidade do trabalho da comunidade portuguesa nos países nórdicos.
Neste sentido, a Direção Executiva propôs o nome de Rita Laranjinha, Embaixadora de Portugal na Dinamarca durante o período 2018-2020.
Enquanto Embaixadora de Portugal na Dinamarca entre Setembro de 2018 e Dezembro de 2020, foi a principal impulsionadora da criação da Associação de Profissionais Graduados e Investigadores Portugueses nos Países Nórdicos, a SPOT Nordic, tendo lançado o convite àquela que viria a ser a primeira presidente da SPOT Nordic e fundadora da Associação, Joana Lobo Vicente.
É, deste modo, um privilégio para a SPOT Nordic ter como Membro Honorário alguém de reconhecido mérito e de elevado destaque no seio da sociedade portuguesa e que espelha aqueles que são os objetivos da Associação.
Os Membros Honorários não são membros votantes da SPOT Nordic e não têm responsabilidades de quotização. No entanto, são convidados a participar nos eventos e atividades da SPOT Nordic, bem como a fornecer orientação e conselho à direção.
Este título é concedido por tempo indeterminado, e estas pessoas são propostas como Membros Honorários da SPOT Nordic pela Direção Executiva ou sob proposta de um asssociado e aprovada em reunião de Direçao.
A proposta para novos membros honorários é de acesso exclusivo a Associados e está sujeita a avaliação e aprovação da Direçõo Executiva.
Comments