top of page

SPOT Nordic aborda a Emigração de Jovens para os Países Nórdicos no Programa “Decisão Nacional”


A mais recente edição do programa “Decisão Nacional”, da RTP, trouxe à discussão o fenómeno da emigração de jovens portugueses para os países nórdicos. Representando a associação SPOT Nordic, o tesoureiro da direção, Sérgio Dias, que vive na Dinamarca há 9 anos, falou sobre as razões que levam a esta decisão, as diversas oportunidades que a região oferece e as dificuldades em voltar a Portugal.

O programa destacou uma série de atrativos que têm levado jovens talentos portugueses a escolherem os países nórdicos como destino para a sua formação e carreira profissional, sublinhando a disponibilidade de trabalho qualificado e alinhado com as expectativas profissionais da nova geração. Além disso, a possibilidade de desenvolver competências e a chance de prosseguir estudos académicos em instituições de ensino de renome com condições para conciliar trabalho e estudo, incluíndo acesso a bolsas e condições para emancipação que tornam estes países extremamente atrativos, foram pontos altos na discussão.


No entanto, mais do que apenas a oportunidade de explorar oportunidades profissionais, a SPOT Nordic destacou também os elevados níveis de qualificações dos portugueses que emigram para estes países. Com um enfoque em tentar conectar estes vários portugueses e fornecer uma plataforma de representação de investigadores e profissionais portugueses nos países nórdicos, e tentando também apoiar a adaptação bem-sucedida dos jovens emigrantes a uma nova cultura e ambiente, a associação tem desenvolvido um conjunto de iniciativas que procuram contribuir para manter a ligação a Portugal e simultaneamente dar voz ao excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelos vários cidadãos portugueses espalhadas por estes países.


A associação tem também trabalhado ativamente para estabelecer uma rede que fomente o relacionamento e a colaboração entre os profissionais portugueses que residem nesses países, promovendo assim um sentido de comunidade e pertença.


Para conhecer melhor o trabalho da SPOT Nordic e os recursos disponíveis sugerimos que visite o website oficial da associação.





Comments


bottom of page