top of page

A Crónica do Investigador

Atualizado: 9 de set. de 2023


A Crónica do Investigador...


Num exercício exigente de explicar o propósito deste projeto, mas também de contribuir para algumas linhas gerais do que se espera de cada artigo, cabe-me em primeiro lugar introduzir o conceito do mesmo.


A Crónica do Investigador é um lugar para curiosos. Aventureiros sedentos de conhecimento que procuram expandir a sua biblioteca mental em temas extremamente diversos mas que são resultado do trabalho e da investigação dos seus pares. Pessoalmente, a experiência tem-me mostrado que quando se trata de um investigador ou curioso português, por hábito, trata-se também de qualidade.


Posto isto, parece-me importante definir a noção de pares. No contexto desta crónica, os pares são os associados da SPOT Nordic - assume-se que cumprem os requisitos de adesão - que trabalham em contexto de pesquisa e investigação, por vezes aplicada fora do meio académico, e que procuram divulgar o trabalho que têm realizado. É importante notar que esta "divulgação do trabalho realizado" refere-se a artigos científicos publicados que podem (e devem) ser resumidos e simplificados através deste canal assim como à partilha de conhecimento não publicado que possa ser do interesse comum. Por último, refere-se igualmente à partilha de opiniões de carácter profissional, apartidário e evitando referências de preferências pessoais sobre temas de direitos e liberdades individuais.


Espera-se que, na Crónica do Investigador, cada artigo seja uma narração histórica sobre temas da atualidade que permitam uma determinada cadência e que de algum modo possam igualmente promover o debate saudável. Tudo isto enquanto se cumprem os pressupostos anteriormente expostos. Ou seja, a Crónica do Investigador é em si mesma um mundo de pensamentos, fundamentados no conhecimento e na ciência. De notar que a expectativa de publicar em português não é restritiva, até porque o site está disponível em inglês.


Relativamente a regras mais concretas e ao modo de seleção dos textos, gostaria de mencionar que na página principal estará disponível um guia orientador relativo à dimensão máxima dos artigos, regras de publicação e o processo de submissão - diga-se extremamente simples e prático. Quanto à seleção dos textos, espera-se numa fase inicial que as decisões sejam tomadas por um grupo editorial de membros da direção executiva até ao ponto em que o projeto ganha a esperada dimensão e nos permita criar um grupo editorial separado da direção.


Convencido de vos ter elucidado sobre do que se trata e ter exposto um pouco do que se espera, deixo-vos com uma última nota: usem e abusem da vossa imaginação linguística, aproveitem para partilhar o vosso conhecimento, exponham os vossos interesses e desfrutem da escrita. Se possível juntarem a tudo isto uma pitada de assuntos vários que de outro modo eu não teria o previlégio de ler, ficar-vos-ia eternamente grato.


David Pereira de Castro

Presidente da SPOT Nordic



Tom Milkovic









bottom of page