Mapeamento de colaborações cientificas entre Portugal e os Países Nórdicos na universidade de Copenhaga
- 3 de out.
- 3 min de leitura
No passado dia 26 de Setembro, a SPOT Nordic organizou em parceria com o PAND (PHD Association Network of Denmark), um encontro dedicado à apresentação do relatório das colaborações científicas entre Portugal e os países nórdicos, reunindo investigadores, estudantes de doutoramento, professores, representantes institucionais, diplomatas e membros da diáspora académica portuguesa que residem na Dinamarca.
Abertura da sessão pelo Embaixador de Portugal na Dinamarca

A sessão de abertura contou com a presença do Embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral, que destacou a importância crescente da diplomacia científica no reforço das relações entre Portugal e os países nórdicos.
Congratulou também o trabalho desempenhado pela SPOT Nordic nos últimos 5 anos que acompanhou com elevada proximidade.
Entre os intervenientes destacou-se Sandra Carapeto, Co-Chair da PhD Association Network of Denmark (PAND) e Board Member da SPOT Nordic, que apesar de não conseguir estar presente, preparou um vídeo onde sublinhou a importância das redes académicas e de jovens investigadores na criação de pontes científicas e profissionais entre os dois contextos. Mencionou alguns programas de apoio à investigação como a Bolsa Nordic ou o Programa FCT Mobility.
Foram de seguida apresentados dois vídeos das vencedoras da última edição do Programa Bolsa Nordic, Jade Müller e Isabel Neto, que refletiram sobre as suas experiências de mobilidade e colaboração científica na região nórdica.
Apresentação do relatório: dados, metodologia e recomendações
Este foi um projecto desenvolvido pela SPOT Nordic e financiado pela FCT (Fundação para a ciência e tecnologia). O relatório pode ser consultado na íntegra aqui:

O Presidente da SPOT Nordic, David Pereira de Castro, Lecuter e PHD Fellow na Copenhagen Business School (Dinamarca), realizou o enquadramento para a realização deste relatório, destacando o aumento de parcerias e projectos de investigação entre Portugal e os países nórdicos, assim como reforçou a visão e os objectivos da associação onde este projecto de enquadra estrategicamente.

Seguiu-se a intervenção de Daniela Murteira, estagiária em diplomacia ciêntifica da SPOT Nordic e estudante de Mestrado em Política Internacional na Roskilde University (Dinamarca), que apresentou os principais resultados do relatório, assim como a metodologia utilizada para mapear redes de colaboração, publicações conjuntas, mobilidade institucional e áreas temáticas prioritárias. Foram também referidos casos de estudo concretos de projectos de investigação de portugueses nos países nórdicos, nomeadamente das empresas Patient Innovation, Aasgard Therapeutics e o trabalho do professor Vítor Cardoso.

Posteriormente, Duarte Ferreira, Presidente do Conselho Científico e professor Associado em Farmacologia no Karolinska Institutet (Suécia), apresentou considerações estratégicas e recomendações, destacando oportunidades para reforçar a cooperação através de programas de financiamento conjuntos, maior visibilidade institucional e estímulo à mobilidade bidirecional.
Caso de estudo: Asgard Therapeutics

Após a conclusão da apresentação do relatório recebemos o Fábio Rosa, Head of Research da Asgard Therapeutics, uma empresa criada por fundadores portugueses focada em soluções para tratamento de cancro e atualmente sediada na Suécia.
O Fábio referiu o seu percurso e o dos seus colegas enquanto investigadores em Portugal, que começou mais de uma década, e a sua evolução para uma empresa de sucesso com acesso a várias fontes de financiamento para investigação. Esta intervenção reforçou também a importância do acesso a financiamento e apoio a jovens investigadores portugueses para que possam transformar os seus projectos académicos de investigação em negócios com escala global.
O evento continou com uma sessão de perguntas e respostas e terminou com um coffee break e troca de impressões entre os cerca de 30 convidados que compareceram à sessão.









Comentários