top of page

Processo de Expansão da SPOT Nordic

A SPOT Nordic terminou o processo de expansão após a nomeação do representante nacional na Islândia, na reunião de Direção no dia 7 de Dezembro de 2022.


Ao longo destes dois anos de existência da SPOT Nordic, foram promovidas um conjunto de atividades que permitiram que uma Associação registada na Dinamarca, num período reconhecidamente conturbado e exigente em resultado da pandemia mundial que vivemos, tenha conseguido garantir a sua expansão em mais três países no seio da Europa Nórdica.



A capacidade de rapidamente expandir a atuação da organização com o surgimento de representantes nacionais em países como a Finlândia, a Noruega ou a Suécia, permitiu alcançar um dos primeiros objetivos definidos pela SPOT Nordic. Representar e defender os interesses dos estudantes universitários, investigadores e profissionais graduados Portugueses na Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia, fortalecendo a sua integração e visibilidade na sociedade Nórdic

Os Representantes Nacionais são nomeados pela Direção e devem representar os países que pertencem ao espaço geográfico da atuação da Associação. A representação nacional não é cumulativa com a função de Presidente da Direção. Sendo o país de residência da Presidência excluído da necessidade de nomear um representante.


No ano de fundação, em 2020, foram nomeados representantes nacionais na Suécia e na Noruega. Em 2021 na Finlândia. Em 2022 concluímos o processo de expansão e passamos a estar representados na Islândia. Um dos objetivos do mandato 2022-2024.


De acordo com os Estatutos, a representação nacional do país de residência do Presidente da Direção cabe ao próprio, abdicando da divulgação ativa da sua função de representação. Como tal a Dinamarca não faz parte desta lista durante este mandato.


A SPOT Nordic tem sede na Dinamarca, e está dependente do trabalho dos representantes nacionais nos restantes Países Nórdicos para garantir a conexão entre todos os Portugueses graduados, Embaixadas e Consulados, instituições e associações.


bottom of page