SPOT Nordic visita Danish Techological Institute no âmbito do projeto “Da Ciência à Indústria”
- SPOT Nordic

- 20 de jan.
- 2 min de leitura

A SPOT Nordic realizou uma visita institucional ao Danish Technological Institute (DTI), na Dinamarca.
A associação foi representada por David Pereira de Castro (Presidente) e Rita Valinhas (Assistente Executiva e Coordenadora de Projetos).
A visita teve início com um tour técnico pelas instalações do instituto, permitindo um contacto direto com tecnologias e infraestruturas de ponta aplicadas em diversas áreas, como:
Valorização de biomassa;
Produção de proteínas alternativas;
Desenvolvimento de embalagens sustentáveis e biodegradáveis;
Tecnologias como homogeneização de alta pressão, filtração cerâmica, centrifugação, liofilização (freeze drying) e spray drying.

Estas capacidades técnicas posicionam o DTI como um parceiro relevante para empresas e centros de investigação portugueses e nórdicos interessados em desenvolver produtos sustentáveis e escaláveis no domínio da bioeconomia.
A reunião de trabalho que se seguiu contou com a participação de Beatriz Chambel, Consultora na unidade de Biosoluções do DTI. O encontro centrou-se na identificação de oportunidades para:
Candidaturas conjuntas a projetos europeus de investigação e inovação, enquanto parceiros estratégicos (EUROSTARS);
Candidaturas conjuntas ao programa Dinamarquês GUDP (Grønt Udviklings- og Demonstrationsprogram);
Estruturação de parcerias à medida, com base nos serviços especializados do DTI e nas necessidades concretas de empresas portuguesas e nórdicas ativas nos setores agroalimentar e biotecnológico.
Esta visita insere-se no projeto “Da Ciência à Indústria”, uma iniciativa estratégica da SPOT Nordic que visa fomentar a colaboração entre startups, universidades, institutos e empresas nos países nórdicos e em Portugal. O objetivo é criar pontes que potenciem a transferência de conhecimento científico para soluções de valor económico, promovendo a cocriação de inovação com relevância comercial.
Com esta abordagem, a SPOT Nordic reforça o seu papel como agente facilitador de sinergias transnacionais, promovendo:
Diplomacia Científica: matchmaking, gestão de projetos, e disseminação de conhecimento;
Diplomacia Económica: apoio à internacionalização, exploração de inovação e desenvolvimento de modelos de negócio.

Este modelo integrado de dupla diplomacia (científica e económica) concretiza a missão da SPOT Nordic: transformar a investigação em soluções sustentáveis e competitivas, ao serviço da colaboração entre Portugal e os países nórdicos.






Comentários