Entrevistas exclusivas com a equipa da SPOT Nordic: Joana Lobo Vicente
- SPOT Nordic

- há 13 minutos
- 3 min de leitura

Atualmente a viver em Copenhaga, a Joana tem dedicado a sua carreira a ligar a ciência às políticas públicas, com foco na proteção da saúde humana e do ambiente 🌱. Doutorada em Química Analítica 🧪, trabalha numa agência europeia na área do ambiente, coordenando projetos sobre os impactos da exposição química na saúde 🧬.
Com um percurso internacional marcado pela curiosidade, dedicação e espírito colaborativo ✨, a Joana foi uma das fundadoras da SPOT Nordic.
▶️ Quem és? Sou a Joana, nasci em Portugal e atualmente vivo em Copenhaga, onde trabalho numa agência europeia na área do ambiente, saúde e substâncias químicas. Sou doutorada em química analítica 🧪 e ao longo dos anos, tenho-me dedicado a fazer a ponte entre ciência e políticas públicas, com o objetivo de proteger a saúde das pessoas e do ambiente 🌍. Adoro desporto e fiz triatlo durante quase 10 anos 🚴♀️ — hoje, o meu ritmo é outro, mas mantenho a energia com pequenas rotinas que me ligam ao corpo e ao bem-estar 🧘♀️. Sou curiosa, comprometida e valorizo muito o impacto coletivo 💪.
▶️ O que fazes? Coordeno projetos sobre os impactos da poluição na saúde humana e no ambiente🧬. O meu dia-a-dia passa por garantir a colaboração contínua entre diferentes instituições 🤝, analisar dados 📊, escrever documentos técnicos 📄 e procurar formas eficazes de comunicar dados científicos a decisores políticos 🗣️. No fundo, o objetivo é usar evidência para melhorar políticas públicas que protejam a saúde das pessoas e do planeta 🌍.
▶️ Como é um dia normal? Os meus dias começam cedo, com café ☕ e uma curta prática de meditação ou ioga 🧘♀️. O trabalho é bastante dinâmico e envolve reuniões com parceiros internacionais 🌐, e redação de documentos técnicos 📄. Gosto de voltar para casa de bicicleta 🚴♀️ — é uma forma de “desligar” e processar o dia. À noite, se sobrar energia, gosto de ler 📚 ou planear a próxima viagem ✈️.
▶️ Quais os aspetos que mais valorizas ao viver na tua cidade e país? Valorizo muito a proximidade com a natureza em Copenhaga 🌳, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal ⚖️ e o respeito generalizado pelas regras do bem comum 🤝. É um ambiente que me inspira a viver de forma mais sustentável 🌱.
▶️ O que valorizas em Portugal enquanto emigrante que não davas importância enquanto residente? A luz ☀️, os cheiros 🌸, a nossa espontaneidade ✨ e a capacidade de acolher 🫂. Quando se está fora, estas coisas ganham um peso emocional enorme 💖. E claro, a gastronomia — o pão com manteiga nunca mais soube ao mesmo 🥖🧈.
▶️ Na tua opinião, quais as áreas prioritárias de colaboração entre Portugal e os países nórdicos?
🌿 Sustentabilidade ambiental
💡 Inovação social
🎓 Educação
⚖️ Igualdade de género
Há muito que podemos aprender uns com os outros nestes domínios 🤝.
▶️ Porque decidiste fazer parte da SPOT Nordic? Fui uma das fundadoras da SPOT Nordic porque acredito na importância destas redes de portugueses no estrangeiro 🌍. Já tinha feito parte da direção da PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the UK), no Reino Unido, onde estudei, e vi o impacto positivo que estas associações podem ter ✨. São veículos de partilha, colaboração e ligação com Portugal, mesmo à distância 🔗.
▶️ Como podes contribuir para a equipa da SPOT Nordic? Gosto de fazer pontes entre pessoas e ideias 🌉. Posso contribuir com experiência em projetos colaborativos 🤝, comunicação 📢 e estratégia 🧭, mas também com energia ⚡, organização 📅 e vontade de fazer acontecer 💪.

▶️ Quais os projetos que mais te interessam na associação? Gosto particularmente dos projetos que envolvem promoção de carreiras internacionais para jovens portugueses, enaltecendo a qualidade de investigadores e profissionais que temos em Portugal🌍. Acredito muito no poder do storytelling e da inspiração pelo exemplo 🎙️.
▶️ Uma mensagem final que gostarias de partilhar com o mundo: Acredito que juntos, com pequenas ações, coragem e generosidade, podemos criar um mundo mais saudável, justo e sustentável 🌱 — construindo redes com propósito e sentido 🤝.






Comentários