top of page

Tue, 27 Dec

|

Lisboa

10º Fórum Anual GraPE (Híbrido)

O Fórum GraPE regressa ao formato presencial, em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento. O evento deste ano centra-se no Regresso a Portugal.

O registro está fechado
Ver outros eventos
10º Fórum Anual GraPE (Híbrido)
10º Fórum Anual GraPE (Híbrido)

Time & Location

27 Dec 2022, 09:00 – 18:00 WET

Lisboa, Largo José Mariano Gago nº1, 1990-073 Lisboa, Portugal

Guests

About the event

Link de Inscrição para o Evento

O Fórum GraPE regressa ao formato presencial, em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento. O evento deste ano centra-se no Regresso a Portugal. Quais as motivações e quais as oportunidades para voltar ? 

Venham celebrar o 10º aniversário do GraPE connosco e descobrir novas oportunidades de emprego que estão a surgir em Portugal!

O Fórum GraPE nasceu em 2012, por iniciativa da PAPS (Portuguese American Postgraduate Society) e da PARSUK (Portuguese Association of Students and Researchers in the UK), às quais se juntaram a AGRAFr (Associação dos Graduados Portugueses em França), a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha), a APEI-Benelux (Associação Portuguesa de Estudantes e Investigadores na Bélgica, Holanda e Luxemburgo), a AGRAPS (Associação de Portugueses Graduados na Suiça) e a SPOT Nordic (Associação de Portugueses Graduados nos Países Nórdicos). Trata-se de um evento anual que reúne a diáspora qualificada portuguesa, com o intuito de partilhar experiências profissionais e debater questões cruciais sobre o futuro do País e dos seus cidadãos, desde o mercado de trabalho ao progresso científico. Nas nove sessões anteriores foram enriquecidas com oradores de excelência do mundo político, económico, social, científico e académico.

A edição do Fórum GraPE 2022 terá um formato híbrido, para promover a participação de todos os interessados que não tenham disponibilidade para se deslocar à capital. Haverá duas sessões em formato mesa redonda. A primeira parte dedica-se ao regresso a Portugal e a segunda aos desafios da preparação de um potencial regresso. Pretendemos, desta forma, envolver a comunidade graduada portuguesa no estrangeiro, bem como os nossos convidados, em sessões de informação e discussão sobre os incentivos e os desafios que poderão levar a comunidade de graduados portugueses a voltar a residir e trabalhar em Portugal. Eis algumas das questões que queremos abordar:

- Quais os principais desafios que Portugal coloca a um cidadão qualificado?

- Qual é o perfil do graduado português que está no estrangeiro e gostaria de regressar?

- Quais as medidas necessárias para incentivar graduados portugueses a regressar a Portugal?

- Como poderão os graduados portugueses no estrangeiro contribuir para o desenvolvimento a sociedade Portuguesa?

Para dar resposta a estas questões contamos com a sua preciosa participação, num programa rico e interativo, para o qual contamos com a participação de todos. Desta forma queremos chegar a conclusões e gerar um manual de recomendações ao governo.

Share this event

bottom of page